segunda-feira, 19 de outubro de 2009

E no ínicio foi o verbo

Que o Alexandre se explica como gente grande, já é do conhecimento público;
Que o Alexandre fala desde os 6 meses e que com um simples "olá" conquistou o mundo que o rodeia, já é do conhecimento público;
Que o Alexandre gosta de usar palavras caras, como saborear, delicioso, exactamente ou repreender, já é do conhecimento público.
Agora os tempos verbais, isso é que já é mais difícil de acertar, que na realidade é preciso não esquecer que os 3 anos ainda nem estão concretizados.
Ontem dizia-me enquanto eu triste lhe perguntava se afinal não queria a minha mão a passar-lhe pelo "pêlo": "Eu já pedo a tua mãozinha" - e lá eu lhe corrigi gentilmente (palavra que ele tão prontamente aprendeu por ouvir a história do gatinho todas as noites) o tempo verbal ensinando que em vez de pedo é peço.
E quando, a semana passada, foi apanhado a meter o dedo no nariz desculpou-se dizendo: "Eu estava a cossir, porque tinha comichão" - que supomos ter sido a junção de coçar com tossir e de onde se gerou espontâneamente uma nova palavra, prontamente lhe fiz partilhar a palavra correcta - coçar.

PS: todas as palavras coloridas são por ele utilizadas com grande mestria e correcção, sabendo com precisão como e quando utilizá-las.

2 comentários:

Goldfish disse...

Ui, e agora com o inglês na escolinha, se ele engraça com aquilo, é que uma certa mãe rebenta (mesmo) de orgulho... Parecem umas esponjinhas e papagueiam aquilo tudo com uma convicção e desenvoltura (e sem vergonha que ainda não a aprenderam) que mete num canto muito bom adulto com alguns aninhos de inglês! Vais ver (e, já agora, conta!).

Gata2000 disse...

Golfish-Conto amiga, conto com pormenor, podes descansar.