terça-feira, 1 de setembro de 2009

Um Novo Dia

Hoje terminaram as férias do Alexandre, com dias e dias partilhados com os pais e os avós.
Terminaram hoje os seus passeios de "mota", num triciclo no qual conseguiu já tocar com os pés nos pedais e fazer força nas pernas para caminhar.
Foi com sucesso que se iniciou o processo de retirar as fraldas nocturnas, e sem 1 única noite molhada, continua hoje a ser um rapazinho mais crescido do que era antes, porque sabe bem que os bebes é que usam fraldas, e sabe bem como fazer xixi em pé como os homens.
Já não há as caminhadas matinais ao café, onde encontrava as amigas da sua Babá, e que lhe ofereciam doces e a quem ele retribuía com sorrisos felizes e olhares de grande agradecimento.
Por agora não vão aparecer mais animais bebés para ele ir visitar, como o fez com os gatinhos, os patinhos, os cachorros, os pintos e os coelhos.
Foi ao Jardim Zoológico, andou de autocarro, eléctrico, comboio e barco, sempre com a expectativa e a alegria de uma primeira vez.
Foi ao Aquário Vasco da Gama e ao Oceanario, comeu pasteis de Belém e visitou os Jerónimos. Correu nos Jardins de Belém e da Gulbenkian, passeou à beira mar e fez praia e piscina.
Esteve em Santa Cruz, jantou leitão na Mealhada, fez a sua primeira fita pública num restaurante em A-dos-Cunhados, foi ao "seu" Algarve, onde pulou, brincou e fez amigos de diversas nacionalidades, porque na idade dele não existem barreiras, nem de língua, nem do cor.
Encheu-se de saudades da Martinha e do Rodrigo, custou-lhe no fim do tempo estar sem pai nem mãe, embora os miminhos da babá e do vovô não lhe faltassem. Passou todo o tempo com a Puska, em grande camaradagem, enchendo-a de mimos e beijos e festas, ou até por vezes de palmadas porque há dias em que a ele lhe apetece ser um super herói qualquer daqueles que por lapso vislumbra na televisão.
Foram dias de apanhar sol, e brincar na areia, de conquistar o mar e tentar iniciar o processo de nadar, titubeante, com braçadeiras e um patinho bóia.
Dias preenchidos com carinho e mimo, com escapadelas furtivas para todas as camas que não a dele, para o colo e quem lhe estivesse mais perto.
Birras e más educações difíceis de controlar, sobrolho franzido e mão em riste sempre que não lhe seja feita a sua vontade, personalidade vincada que vai ser duro de contrariar mas que o tentaremos fazer com segurança amor e carinho.
Novos filmes com heróis que o encantaram - O Rei Leão, a Lassie, e os já velhos amigos Noddy, Yakari e os personagens fantásticos de Madagáscar.
Está maior, mais crescido, mais dono e senhor do seu nariz, mais mimado.

O meu bebé não é mais um bebé, é sim um rapazinho, em todo o seu esplendor, a crescer, a tentar tomar as rédeas da sua vida e iniciar-se em novos desafios.

Hoje é o seu primeiro dia de escola. Deixou para trás a escola dos bebés, uma vivenda de 2 andares e cave, onde partilhou com outros 8 amiguinhos o crescimento inicial dos 6 meses aos 2 anos e meio. Hoje entrou numa escola onde vai partilhar a sala com 20 colegas novos, com a excepção do seu inseparável amigo Rodrigo.

Entro na sala sem medos, nem receios. Encostou-se por um minuto nas minhas pernas, quando a educadora se aproximou, mas depressa perdeu a vergonha e a vontade de conhecer e mexer e experimentar foi mais forte. Sempre pronto a enfrentar novas descobertas, foi ele que veio buscar o amigo à porta, que lhe deu a mão e o levou para dentro, sempre com aquele sorriso contagiante que o caracteriza.

Hoje começa um novo dia, uma nova etapa, e à sua frente tem para explorar um admirável mundo novo, que ele vai certamente sorver e apreender com todas as suas energias.

1 comentário:

Goldfish disse...

Agora é que vai ser crescer... Boa sorte, parabéns e muitos beijinhos.