domingo, 24 de janeiro de 2010

Maturidade

É verdade que a rebeldia ainda não passou, e que de vez em quando lá está ele a esticar a corda, a olhar-me de lado enquanto me grita que não, e esperneia e chora no castigo.
No entanto, espanto dos espantos, quando não está neste desafio diário dá para perceber que ganhou...maturidade.
É estranho, mas de uma semana para a outra parece que as conversas são mais adultas, as palavras são escolhidas com um cuidado acrescido aquele que já nos tinha habituado.
Desde sempre nos brindou com palavras caras, é verdade, desde cedo nos habituou a dizer tudo correctamente, desde que começou a falar que lhe entendemos a facilidade com que brinca com as palavras e estas lhe são naturais, mas agora percebemos que não são só as palavras, são as atitudes - no meio de todas as outras que me exasperam e me tiram do serio - quando está sem querer saber onde pisa o risco percebemos que está um homenzinho e não é só o corpo que está a crescer, é tudo o resto e neste momento é o raciocínio que se destaca.
O meu bébé está um crescido, e eu estou orgulhosa dele...e de nós.
O meu maior medo enquanto mãe de primeira viagem, quando fiquei grávida, era não ser capaz de fazer um bom trabalho, depois de ele nascer e ser um verdadeiro anjinho - ainda hoje eu sei que me queixo de barriga cheia, porque mesmo com as birras que vem fazendo quando lhe dizemos não e ele percebe que não vale a pena, desiste, tem personalidade forte, mas a inteligência suficiente para perceber quando parar - achei que o ia estragar por não saber explorar o diamante em bruto que tinha nas mãos, mas...estou a saber fazê-lo e no fim do dia nada mais importa do que o trabalho que faço com ele, porque será esse trabalho que no futuro vai ditar se fui ou não uma mulher de sucesso.
A familia é a pedra basilar da minha vida e o meu filho o meu maior desafio.

2 comentários:

Goldfish disse...

Vou bater na mesma tecla de sempre: não é a inteligência dele (que a tem, não é isso que está em causa) que o faz saber parar - é a vossa, que lhe têm conseguido demonstrar que a partir de certo ponto não vale a pena insistir. Acho que a maioria das mães diz o mesmo - o filho é o seu maior desafio. Mas o que vejo é que muitas acreditam que o mais difícil é mostrar-lhes que são amados e tentam fazê-lo através da cedência constante ou da oferta de bens materiais. Tu percebeste que o que de melhor lhe podes dar é formação enquanto pessoa e estímulos porque o amor já tu o sentes e por isso ele também. Invejo o trabalho que têm (os dois) feito, são uma excepção quando olho à minha volta. E, tenho a certeza, ele vai agradecer.

Gata2000 disse...

Goldfish - Não imaginas o quanto me tocam as tuas palavras, aliás acho que já disse que a melhor prenda de natal que tive foste tu que ma deste, ao dizer que o meu filho era bem educado, ainda que ele tenha feito uma das birras mais monumentais da vida dele na primeira vez que voçês o visitaram!!!
Estamos os dois babados...