quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Férias


As férias grandes iniciaram no dia 1 de Agosto, em Casalinhos de Alfaiata, durante 2 semanas com a mamã, a bábá Lé, o vovô António e a Puska. Desta vez o papá não pode ir porque tinha iniciado uma nova etapa profissional, mas o que o Xani se divertiu compensou um pouco a ausência do papá!
Todos os dias de manhãzinha – o mais tardar às 9.00 da manhã – acordava pedindo leitinho e banhoca. Depois de se lavar, hidratar e perfumar, vestia-se, lavava os dentes, penteava-se e pedia para ir ao café, uma rotina que se tornou muito divertida pois assim via as vizinhas todas que o mimavam e até conseguiu fazer amizade com a empregada que todos os dias lhe dava uma miniatura para ele comer. Confesso que em tantos anos de frequentar este mesmo café as únicas vezes que vi um sorriso na cara da empregada foi quando o Xani lhe pedia “menina, quer bolo se faz favor”.
A praia foi uma agradável descoberta nestes dias, embora já estivesse familiarizado com a areia e o mar, foi por estes dias que descobriu o quanto gostava de brincar com a areia e de se banhar, mesmo com a água fria das praias de Santa Cruz.
A bábá Lé comprou-lhe um balde e uma pá, e ele entretinha-se assim a “arrumar a areia” como ele dizia com muita seriedade. Era um trabalho muito árduo o dele, pegar na areia com a pá e “arrumá-la” no seu baldinho.
De vez em quando apetecia-lhe molhar os pés, e pedia-me a mão, “anda ao mar mamã”.
Quando voltávamos para casa dizia adeus à “casa dos peixinhos”, às gaivotas e à areia.
Foi nesta altura que conheceu a Íris e o Zé Maria, meninos que com ele se cruzavam e acabaram por brincar todos juntos. Para além dos meninos, por quem perguntava todos os dias, queria também cumprimentar os cães dos vizinhos da frente, o Sabú e o Bernardo.
A festa da terra animou o Alexandre, foi ao baile, onde cantou, dançou e bateu palmas, aparentemente foi uma das pessoas que mais se divertiu, pois conseguiu aprender uma música e respectiva coreografia, que treinava nos dias seguintes com muito afinco. Foi a dois almoços convívio com a malta da terra e até à vacada, onde viu de perto uma “mú”.
Viu de perto ovelhas, patos, galinhas, cavalos e até um leitão, viu batatas, cebolas, abóboras e tomates, aprendeu que nada vem directamente do supermercado. Foi á feira da silveira por 2 vezes e queria ir mais, adorou as idas as compras e gostava de abraçar o panda (peluche 2 vezes maior que ele, representando o canal panda) e o urso da natura (peluche maior que eu) no centro comercial de Torres Vedras.

1 comentário:

Cristiana disse...

Engraçado, nós cá por casa quando vamos de Férias deixamos Sta Cruz para tras ... é a nossa praia de todo o ano!