segunda-feira, 14 de novembro de 2011

5 anos





No dia 4 de Novembro o Alexandre completou 5 anos, uma benção.
Mas os ultimos tempos não têm sido fáceis.
Em Setembro mudou de escola, por uma razão e outras saíu da escola que conhecia e onde tinha os amigos do coração, nomeadamente o maior amigo, vizinho e com quem tem vindo a crescer desde as 2 semanas de vida, o Rodrigo.
Agora está numa escola onde a língua oficial é o inglês, a primeira reacção foi fantástica até porque se apercebeu que o pai estaria sempre por perto, mas depois compreendeu que toda a vida dele iria ser transformada num grande desafio pois as professoras são americanas e não estão habilidadas a falar com os meninos em português, não é que não o saibam fazer na maioria dos casos, mas porque a escola não o permite, todas as aulas são dadas numa língua que ele não domina portanto, com excepção da aula de português obviamente.
Não foi apenas ele que se sentiu inseguro com a alteração, eu também fiquei angustiada, não tanto por pensar que ele não se iria adaptar, tenho confiança suficiente nele para saber que não se deixa abater por uma mudança de escola, mas porque gostava muito do método de ensino da escola onde ele estava, e ele sentiu.
Um destes dias enquanto lhe perguntava o que tinha feito nas aulas e ele me respondia que não sabia – coisa que aliás já fazia antes, é sempre tudo tirado a ferros – eu dei-lhe a resposta que sempre usei, se não sabes o melhor é tirar-te da escola e ficares em casa, ele desafiou-me dizendo, acho bem tiras-me desta e volta a pôr-me na outra, lá eu aprendia!!!
Embora a adaptação à escola nova tenha sido muito boa, e ele esteja já a falar inglês com um perfeito sotaque americano, misturando no meio de uma conversa palavras portuguesas com inglesas, o que me deixa confusa por vezes, mas sempre, sempre muito orgulhosa, a verdade é que o comportamento tem vindo a degradar-se.
Ele que sempre foi um menino bem comportado agora dá em fazer birras diariamente, por tudo e por nada chora que nem um bébé, chamou estúpida á professora e deixou-me de coração partido, bateu num colega porque este lhe disse que não queria brincar com ele, ameaça murros e pontapés a torto e a direito e tem sido uma desilusão.
Nunca achei que o meu filho fosse perfeito, nem o quero dessa forma, mas que está a perder a doçura de bébé está, e isso não me entristece mas deixa-me apreensiva pelo futuro, porque me revejo nas atitudes que a maioria das vezes ele toma e sei que a vê em mim e sei bem o que me custou por vezes ter este feitio malvado.
Ainda assim continua encantador, todos na escola nova gostam dele, no dia de aniversário teve um almoço especial porque as senhoras da cozinha o adoram e lhe puseram uma mesa cheia de bonecos, o senhor da segurança quando me encontra diz-me que o meu filho é um espectaculo, a reitora da infantil agradeceu-me por ter levado o miúdo para a escola porque ele traz uma lufada de ar fresco sempre que entra numa sala, os responsáveis pelo IT acham que ele é 5 estrelas e as professoras dizem que têm de o manter sempre à frente dos restantes colegas para que ele esteja sempre motivado e que as capacidades académicas dele são fantásticas.
Agora só quero que esta fase passe e que o comportamento fique melhor, detesto miúdos mal educados e por muitos castigos que lhe dê de cada vez que me chega a casa uma “sad face”fico triste e desiludida e não vejo melhorias nos próximos tempos, acho que o Escorpião que há nele está a pôr a cauda venenosa de fora.

2 comentários:

TM disse...

Não existem crianças perfeitas e imagino que deve ser muito complicado assistir a um mudança pela negativa... mas não desanimes... acredito que não passa de uma fase, causada pela mudança ou simplesmente pela idade, ou então porque sim... até porque com todas essas descrições maravilhosas dele é impossível que o menino lindo e maravilhoso que tens tenha desaparecido...
Um "pouco" mais de paciência... ele vai voltar a ser tão doce como sempre foi... :)

Gata2000 disse...

TM - Eu tenho fé nisso :)