sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Julio Pomar




No passado Sábado o Alexandre estreou-se nas lides da pintura!




A mamã e a babá levaram o seu menino ao Palácio Anjos em Algés, para a sua primeira experiência numa exposição de quadros, e logo com tão afamado pintor português como é Júlio Pomar.


Felizmente Pomar pinta animais como ninguém, e usa cores garridas capazes de chamar a atenção dos mais desatentos.


Não foi fácil mantê-lo focado nas telas, nem nas paletes de cores, como também não foi fácil mantê-lo sossegado sem correrias ou gritarias: "mamã olha aqui, uma piscina!", que eu diria foi o de mais fascinante que ele encontrou, e nem sequer fazia parte da exposição, era antes o espelho de água que fazia o enquadramento dos corredores entre salas.


Assim de repente, e sendo leiga na matéria eu diria que a arquitectura do Palácio foi mais atractiva que os desenhos dos gatos, das cabras, dos elefantes, dos crocodilos e de todos os bichos quantos havia na arca de Noé que Pomar gosta de pintar.


Já a melga gigante que estava plantada do lado de fora do envidraçado de um dos corredores, também lhe fez as delícias, e foi alvo de outra estridente chamada de atenção: "mamã, olha é gigante, o que é isto?"


No geral ele gostou do passeio, quer no jardim, quer pela exposição, mas não fosse a maioria das pinturas uma representação de animais e não sei se não teria roçado a desgraça total.


Já eu encontrei por lá alguns que iam a matar na parede da minha sala...

Sem comentários: