sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Os genes



Hoje estavamos a conversar no carro enquanto caminhavamos para a escola e no decorrer da conversa eu disse-lhe: "és mesmo contrariador, não sei a quem é que sais assim."
e ele logo de resposta pronta, como habitual: "ao meu pai!"

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Á mesa

Enquanto jantávamos, pai e mãe conversavam quando de repente ouvimos um "xiuuuuu", virámos o olhar para o pirralho de dedo em riste em frente à boca e de sobrolho franzido, com um ar bastante austero.
Explicámos que podiamos e deviamos conversar no decorrer da refeição, que era saudável podermos falar de como nos tinha corrido o dia e que até gostariamos que ele fizesse o mesmo, contando como lhe tinham corrido as aulas.
Ele compreendeu, e como não conta o que se passa durante o dia, sem que seja tirado a "ferros" disse, em tom de quem não quer ser repreendido e incomodado: "Podem falar, mas baixinho, para depois não me doer a cabeça!"

Hoje ao pequeno almoço, ele estava refastelado na sua cadeira, enquanto que eu engolia apressada os meus cereais, olhou-me e perguntou: "não é melhor sentares-te numa cadeia enquanto comes?", claro que ele tinha razão e então puxei da cadeira e sentei-me, ele feliz fez-me uma festa no braço e concluiu de sorriso rasgado: "assim mesmo, aqui ao meu lado"

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Inglês

Ontem o xani estava orgulho, tinha aprendido mais duas palavras em inglês "boy" e "girl", e não se esqueceu das que aprendeu a semana passada!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Festinhas

Desde que o papá lhe disse que a mamã adora festinhas no cabelo, e que como precisa de miminhos ele deveria fazer um "cafuné", venho todos os dias despenteada para o trabalho, e sabe tão bem ....

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Deduções brilhantes

Estivemos a ouvir histórias de encantar enquanto eu fazia o jantar. Uma a seguir à outra, foram 5 no total, que ele sorveu a cada palavra debitada pelo leitor de cd’s.
No final queria ver a Branca de Neve ou a Bela Adormecida, ao que eu lhe disse que se fosse um rapazinho bonito e se portasse bem teria a Bela Adormecida em formato de ópera no mês de Novembro, e como bem sei que o tempo e o espaço são conceitos difíceis de entender para uma criança tão pequena expliquei-lhe que depois de fazer os 3 anos, logo a seguir ao seu aniversário iríamos os 2 à ópera novamente, e que depois da flauta mágica que ele tanto gostou seria a vez da Bela Adormecida.
Creio que ficou convencido, porque depois do jantar disse-me com propriedade, agora vou lavar os dentes e vou para a minha caminha, tenho de me portar bem para ver a Bela Adormecida. Penso mesmo que dormiu a pensar no assunto.

No Domingo a babá Lé fez o favor de lhe comprar uns sapatos novos, e uma camisola e uma sweat, e de o informar que já ficava dada a prenda de aniversário, para o dia em que ele completasse os seus 3 anos.

Começado que está o Outono, e já com chuva e tudo foi preciso estrear os sapatos para que não andasse de pé ao léu enquanto chapinhava no recreio, e como adora prendas e é vaidoso ficou muito contente por estreá-los, mas queria mais, queria também as camisolas. Expliquei-lhe que as camisolas eram para o aniversário, e a dedução não podia ter sido mais brilhante: se as camisolas eram para o aniversário, e se ir à ópera era efeméride para depois do aniversário, isso queria dizer que ia vestir as camisolas quando fosse ver a Bela Adormecida!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O sonho das crianças

Pois é minha amiga peixinho dourado, o Xani já aprendeu a dizer "blue" e "red", e sim eu fiquei a rebentar de orgulho tal como por ti previsto, como fico sempre que o vejo a lavar as mãos ou os dentes sozinho, coisinhas para me deixarem de lágrima no olho de tanta emoção e por senti-lo cada vez menos dependente de mim.

Hoje ao acordar disse-lhe que tinha de se despachar para poder ir à aula de informática, ao que ele me responde: "vou ver o foguetão 2000, o sonho das crianças" pondo-se de pé num salto dizendo, como o seu "amigo" Yakari: "estou pronto para começar o dia".

Adenda: Nas aulas anteriores ele viu um programa chamado "Foguetão 2000", que já pesquisei e percebi então que o programa inicia-se com uma canção "apelando ao sonho, à esperança, à brincadeira e à aprendizagem".

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sensíbilidade e bom senso

Há cerca de 2 semanas o meu avô de 80 anos tem andado mais em baixo, é a tosse que não o larga e que o deixa cansado, exausto, com falta de ar, falta de forças e até falta de vontade.

Todos os dias ligo ao meu avô para saber dele, desde sempre, e o Alexandre gosta de partilhar esses momentos e de aproveitar para falar com a babá Lé e o vovô António, aquele a quem ele um dia me disse que gosta dele "velhinho", depois de lhe perguntar se iria gostar de mim quando eu fosse velhinha.

Há cerca de 2 semanas, todos os dias o Alexandre se recusa a falar ao telefone com o avô e a avó. Há sempre alguma coisa mais importante para fazer, no sábado sentei-me com ele e perguntei-lhe o que se passava para que de um momento para o outro ele não tivesse mais vontade de falar com os avós, e que estes estavam a ficar tristes com a sua ausência.

A resposta foi aterradora, e deixou-me de nó na garganta: "Porque eu não sei se o meu avô está bem."

E no ínicio foi o verbo

Que o Alexandre se explica como gente grande, já é do conhecimento público;
Que o Alexandre fala desde os 6 meses e que com um simples "olá" conquistou o mundo que o rodeia, já é do conhecimento público;
Que o Alexandre gosta de usar palavras caras, como saborear, delicioso, exactamente ou repreender, já é do conhecimento público.
Agora os tempos verbais, isso é que já é mais difícil de acertar, que na realidade é preciso não esquecer que os 3 anos ainda nem estão concretizados.
Ontem dizia-me enquanto eu triste lhe perguntava se afinal não queria a minha mão a passar-lhe pelo "pêlo": "Eu já pedo a tua mãozinha" - e lá eu lhe corrigi gentilmente (palavra que ele tão prontamente aprendeu por ouvir a história do gatinho todas as noites) o tempo verbal ensinando que em vez de pedo é peço.
E quando, a semana passada, foi apanhado a meter o dedo no nariz desculpou-se dizendo: "Eu estava a cossir, porque tinha comichão" - que supomos ter sido a junção de coçar com tossir e de onde se gerou espontâneamente uma nova palavra, prontamente lhe fiz partilhar a palavra correcta - coçar.

PS: todas as palavras coloridas são por ele utilizadas com grande mestria e correcção, sabendo com precisão como e quando utilizá-las.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Últimas

As últimas semanas foram uma roda viva para o meu boneco.
Fez campanha eleitoral com a "mumy"; iniciou as suas actividades escolares com música, ginástica, ciências, inglês e informática; foi às festas da terrinha - comeu farturas e deliciou-se com os carrocéis; está crescido e forte, sempre de resposta pronta e de pergunta na ponta da língua.

Imita-nos na perfeição, ontem por exemplo disse-lhe: "Alexandre vai ter com o pai."
Ao que ele retorquiu: "Tens de pedir como deve ser." - tal e qual o que eu lhe digo, sempre que não usa as palavras mágicas, claro que fui obrigada a fazê-lo: "Alexandre vai ter com o pai, se faz favor."
Ainda não totalmente contente, reforçou da mesma forma, tal e qual a mãe: "Agora pede com jeitinho."
Lá tive de lhe fazer o favor, tentado controlar o riso para que ele não percebesse que tinha tocado no ponto chave das grandes lamurias que lhe costumo fazer, envolvidas decerto por alguma gravidade no semblante: "Alexandre, podes ir ter com o pai, se faz favor", num tom doce e melodioso, como ele tão bem sabe fazer sempre que leva um raspanete por não falar "como deve ser" com os progenitores.

Já está crescido e não é nenhum bebé, apenas se acobarda ainda quando à hora de dormir diz que não precisa de luz que isso é coisa de criança, mas acaba por pedir, que o medo ainda é mais forte que a vontade de crescer.