quinta-feira, 30 de abril de 2009

Porque Domingo é Dia da Mãe

A Mãe de Gémeos (sou eu!!)

Falar é o que esta mãe mais gosta de fazer. Argumentos, boas discussões a respeito das boas novas da moda e da política fazem esta mãe simplesmente vibrar. Sempre dinâmica, está sempre em busca de novidades e de novas amizades. Quanto mais cheia estiver sua casa, com seus amigos e os amigos dos filhos, mais realizada ela se sente. Adora o convívio com os jovens e não suporta as tradições e convenções. Presentes: livros, roupas e acessórios descontraídos, CD’s, DVD’s, tênis ou sapatos desportivos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Assunto....



Quando o Alexandre está sentado na sanita a avó materna costuma dizer-lhe:
"vá, pensa no assunto."
No sábado, estava ele sentado na sanita quando se virou para ela e lhe disse:
"eu estou a pensar no assunto!"

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gentil

Ontem em casa da avó paterna o jantar foi sopa de couve flor, bacalhau com natas acompanhado de esparregado e morangos com chantilly.
A sopa marcha que é uma maravilha, o bacalhau adora, agora o esparregado - que eu achei demasiado ácido por causa do sabor intenso a vinagre - achei que ia ser um desperdício pôr-lhe no prato porque sabia bem que ele ia recusar, os sabores muito intensos são pouco apreciados pelo Alexandre. Assim, dei-lhe a provar apenas um pouco no topo da colher, e ao mesmo tempo disse-lhe: "ai que bom que é, não achas amor, a mama adora!"
Ele, pobrezinho, como não gosta de contrariar fez uma careta e logo a seguir corrigiu a careta sorrindo, com muito custo. Eu perguntei: "Queres mais, que a mamã põe no prato."
Ao que ele respondeu muito rápido: "Não, não é preciso!" fazendo uma careta e sorrindo ao mesmo tempo a ver se disfarçava.
Devia estar a pensar para com os botões dele: "eu consegui ser simpático com um niquinho, agora por favor não me façam sofrer".
Os morangos, cobertos de chantilly isso sim foi um sucesso, a sua primeira experiência daquele doce branco e fofo foi um verdadeiro deleite, repetiu e revirava os olhos dizendo: "Hum....tão bom" e ria por nos ver a rir da figura que estava a fazer!

Que bom que é ter uma criança que gosta de comer!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Palavras caras!

Esta noite o Xani teve um sonho mau às 3 da manhã. O pai lá se levantou ainda a dormir, trouxe-lo para a nossa cama onde ele se enroscou de imediato em mim e passou o resto da noite bastante descansado, embora eu tenha levado um murro no olho e uns quantos pontapés nas costas.

Quando acordou, sentou-se para me pedir o leite, encostou a almofada na cabeceira da cama e atirou a cabeça para trás. Bateu com a cabeça e decidiu que a almofada devia ficar melhor se estivesse na vertical, pois assim não batia com a cabeça na madeira. Refastelou-se e disse-me:

"Assim estou mais confortável!"

PS: e começou a idade dos porquês....

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mexe-te


Hoje acordei, fui tratar do leite do babe, acordei-o e fui tomar banho enquanto ele se deleitava com o pequeno almoço.
Ora quando terminou, disse logo: "mamã, já acabei!"
E eu no banho: "estou na banhoca, vou já"
Passados 2 segundos: "mamã, já acabaste?"
Ao que eu respondi: "sim, já terminei"
Ele: "Então sai lá da banhoca e vem buscar-me!"

E contra factos não há argumentos, lá fui eu tratar dele!!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Taxi


Hoje quando abri o olho o puto já estava a andar de um lado para o outro, foi buscar o carro onde gosta de se deslocar, chegou perto de mim, abriu um sorriso lindo por me ter visto acordar e disse:

- " Vim de taxi!"

Não há certamente melhor forma de acordar!

Bom Fim de Semana a Todos

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Amor


Não há amor mais puro nem mais tocante do que aquele que liga uma mãe e um filho. Não acredito que haja, porque é dado sem cobrar, sem expectativas de lucro, embora na realidade seja todo ele a lucrar, para nós mães e para eles filhos.


Por muito em baixo que me sinta, por mais cansada que esteja, haverá sempre um lampejo de esperança enquanto vir nos olhos do meu filho alegria, e um sorriso nos seus lábios.




Na segunda feira, olhou-me nos olhos e disse-me: "Estás triste mamã?"


Eu disse que não, mas é impossível mentir-lhe, ele sente tudo com grande intensidade, parece telepata, virou-se para mim e disse-me: "Sabes que te amo muito?"




Iamos no carro, chorei o caminho todo até casa, só de emoção.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Páscoa


Não há nada melhor que um fim de semana de 3 dias e meio, fora do ambiente habitual, com o meu menino d'oiro e com (quase) 100% de relax!

Isso e ter o Xani a perguntar no domingo, ao retornarmos a casa:

- Trouxeste as minhas amêndoas?

Quem te fez tão guloso puto?

terça-feira, 7 de abril de 2009

Jantar


Na Sexta feira o Xani pediu:

-Mamã quero ir jantar fora, se faz favor. Ao Oeiras Parque!

Muito gosta esta criança de se bambolear pelos corredores do Centro Comercial, correr até ao urso da Natura, dizer-lhe olá, dar-lhe abracinhos e fazer-lhe festinhas; sentar-se no carro do Noddy; brincar no playground e jantar num qualquer restaurante do andar de cima para poder andar de elevador.

Fomos jantar num restaurante onde dão papel e lápis de cor às crianças para elas se entreterem antes de aparecer o jantar, o que ele faz com grande alegria, discutindo os bonecos, tentando fazer com que os papás brinquem ao escolher as cores e ao desenharem-lhe a mão que ele tanto gosta.

Comeu dois bifes de perú, uma batata gigante assada, tudo pela mão dele, com "garfo que eu já sou crescido", e ainda pediu "senhor, água se faz favor", e no fim quis sobremesa, que partilhou com o papá e a mamã.

Ao nosso lado estava um casal, nos seus 40 e muitos, ao sairem, a senhora virou-se e disse:

- " Tenho de lhes dar os parabéns porque nos dias que correm encontrar uma criança tão bem educada como a vossa."

Mais um dia que termina com os papás babados!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Fugir


Ontem, estávamos nós na garagem a caminho dos nossos "trabalhos" quando ao dirigir-me para o carro, o Alexandre decidiu dirigir-se na direcção oposta para o portão da garagem que ele tanto gosta de abrir, mas que aquela hora, nos dias de semana abre dentro do carro.

Eu continuei a ir para o carro e disse-lhe anda que senão eu vou-me embora e deixo-te aqui. Ele lá continuou a caminho do portão, enquanto isso eu fui pondo o carro a trabalhar.

O puto desata num berreiro que metia dó, achou que eu me ia embora e que o deixava sozinho, fiquei tão arrependida, coitadinho do meu pirralho, o susto que ele apanhou!

Á noite quando cheguei a casa ele estava a dormir na minha cama, aproveitei para matar as saudades, cheirei-lhe a cabecinha de aroma doce a bebé e shampoo, o pescoço e o corpinho, que misturavam o suor com o cheiro da roupa lavada- nada se compara ao cheiro dos nossos filhos - o calor que emanava aqueceu-me a alma, dei-lhe tantos beijinhos e fiz-lhe tantas festinhas que carreguei baterias para o resto da semana, vai ser certamente uma semana de energias positivas!

Hoje de manhã, quando ele acordou, fui buscá-lo, peguei-lhe ao colo mito agarradinhos e pedi-lhe desculpa por o ter assustado e levado a pensar que o ia abandonar, disse-lhe que nunca o iria deixar sozinho, que ia estar sempre lá para quando ele precisasse de mim.

Mãe Babada

Há já quase uma semana que me controlo para não contar o que aconteceu no sábado, porque é mesmo coisa de mãe babada, mas não há fuga possível!

Ora há 2 semanas atrás levei o pirralhito comigo ao yoga, ele portou-se como um verdadeiro senhor, esteve sossegado a maior parte do tempo, quando foi para meditar disse-lhe que devia fechar os olhos e ouvir a música, e só por uns momentos quebrou o silêncio da aula ao dizer:

- "Mamã, quero fazer xixi e cócó, já!"

Como se eu não lhe respondesse fez o mesmo com a madrinha, o que gerou uma certa risada geral.

Esta semana ao voltar ao yoga, e enquanto trocávamos experiências relacionadas com energias positivas no fim da aula, uma das colegas virou-se para mim e disse:

- "Tu deves sentir muita energia positiva através do teu filho"

Eu babada disse que sim, que ele era uma força da natureza em energias positivas e ela no fim vira-se para mim, (nessa altura eu já estava de sorriso de orelha a orelha, porque quando se me falam no meu bebé - ai desculpa, não és bebé, és rapazinho, que mãe esquecida- eu fico logo derretida) e diz:

- "Ele é tão inteligente, só o vi durante uma hora, mas a forma como ele se comportou aqui, o facto de ter participado à maneira dele (punha as mãos no ar e as pernas a tentar imitar o que eu fazia) e de saber que precisava estar sossegado e calado, demonstra que ele é realmente muito inteligente.

OK alguém que me passe um babete para eu não sujar a roupa de baba se faz favor!!!

Tempos Verbais

Não sei se é possível eles serem tão pequeninos e ainda assim terem alguma noção de quais os tempos verbais a utilizar.

O Alexandre costuma tomar o leite do pequeno almoço refastelado na minha cama, enquanto eu vou tomando banho, ainda de biberon, tudo o resto já bebe de caneca ou copo, mas sem supervisão e deitado na minha cama, eu continuo a achar mais previdente ser ainda no biberon.

O pai tem por hábito dizer-lhe enquanto ele bebe, para ele beber devagar e fazer pausas, para prevenir que se engasgue.

Há dias, estava ele a beber o seu leitinho - coisa preciosa para ele - parou para respirar, viu que eu o olhava e disse:

- "Estou a pausar!"

E não é que acertou na mouche tempo verbal correcto e tudo!! LOL